NOTÍCIAS

Domingo, 27 de Setembro de 2015, 20h:12

Olho 1453 acessos A | A

Pontes e Lacerda é um dos 20 município do país que mais contrataram em agosto

O município de Pontes e Lacerda, localizado a 483 km de Cuiabá, foi o único representante mato-grossense na lista divulgada pelo Ministério do Trabalho das 20 cidades brasileiras que mais contrataram ao longo do mês de agosto. No ranking, o município ocupa a 17ª posição entre os que mais contrataram, com 518 contratações. O levantamento abrange apenas contratações formais, com carteira assinada.

Pontes e Lacerda aparece à frente dos municípios paulistas de Caieiras (com 507 contratações) e Matão (406 contratações) e do município maranhense de Santa Inês (374 contratações). O município mato-grossense figura logo atrás de Goiânia, que registrou 545 contratações no período.

Além de Goiânia, a lista dos que mais contrataram inclui apenas outras duas capitais: Rio Branco, no Acre, com 1.154 contratações, e Aracaju, no Sergipe, com 1.144.

Em compensação, nove capitais aparecem na lista dos 20 municípios que mais demitiram no período, sendo lideradas por Belo Horizonte (MG) – com 4.505 demissões - e seguidas por Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Manaus (AM), Natal (RN) e Porto Alegre (RS).

As 20 cidades que mais demitiram no país foram responsáveis pela perda de mais de 40 mil postos de trabalho formal em agosto, conforme o levantamento, que aponta efeitos da piora nas condições econômicas do país.

Localizada no oeste de Mato Grosso, nas proximidades da fronteira com a Bolívia, Pontes e Lacerda possui uma população de 43.325 pessoas, segundo estimativa para 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município foi criado em 1979 após desmembramento de Vila Bela da Santíssima Trindade. A base da economia local está na produção agropecuária, setor em que o município se destaca pela exportação de carne bovina em larga escala.