PUBLICIDADE

X

ARTIGOS

Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021, 22h:48

Olho 450 acessos A | A

17 DE NOVEMBRO

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Por: Dr. José Eduardo D. Moreira

Reprodução

Clique para ampliar

Dr. José Eduardo D. Moreira Médico Urologista

Neste dia, acontece um movimento mundial de conscientização quanto a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O tipo mais comum entre os homens e a causa de 13% das mortes na população masculina que desenvolveram neoplasias em 2019. No Brasil em 2020, houveram 65.840 novos casos do câncer de próstata (INCA).

A fase inicial do câncer de próstata não apresenta sintomas e quando aparecem sinais, na maioria das vezes os tumores já estão em fase avançada, o que diminuem as chances de cura.

Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue e/ou sêmen na urina, entre outros.

Os fatores de risco são: histórico de câncer de próstata na família (pai, irmão e tio), raça negra e obesidade.

A melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Mesmo sem apresentar sintomas, os homens devem procurar um Urologista para realizar o exame do toque retal e o PSA (antígeno prostático específico). A orientação é para que homens a partir de 50 anos realizem a avaliação anual e em caso de histórico do tumor na família ou outros fatores de risco, é preciso procurar o Urologista a partir de 45 anos.

Converse com seu Urologista. Tire suas dúvidas sobre os exames realizados para detectar o câncer de próstata. Na fase inicial, as chances de cura são maiores e os tratamentos menos invasivos.

Sem preconceito, mais vidas são salvas!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Urologia

Instituto Nacional do Câncer (INCA)