PUBLICIDADE

X

CIDADE

Sábado, 18 de Maio de 2019, 14h:18

Olho 426 acessos A | A

COMBATE

Autoridades fazem balanço dos serviços prestados pelo Projeto Luz em Cáceres

Por: Joner Campos I Cáceres Notícias

Joner Campos I Cáceres Notícias

Clique para ampliar

Encabeçada pela Promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello foram apresentados a imprensa os trabalhos prestados pelo projeto Luz, em destaque as palestras em diversas escolas, que serviram de treinamento aos professores e estudantes.

O dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na tarde desta sexta-feira (17) no Auditório do Ministério Público do Estado de Mato Grosso em Cáceres, autoridades apresentaram um balanço dos serviços prestados a sociedade em combate a esse tipo de violência no município.

Em Cáceres os órgãos de segurança e de justiça se uniram para o enfrentamento a esse grave problema. Com a união de forças as demandas de articulações de ações intersetoriais terão como o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.

Encabeçada pela Promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello foram apresentados a imprensa os trabalhos prestados pelo projeto Luz, em destaque as palestras em diversas escolas, que serviram de treinamento aos professores e estudantes.

Ainda de acordo com a promotora a violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

Os trabalhos em conjunto com as instituições governamentais, de justiça e de segurança foram destacados como sendo o caminho para que o combate a violência contra as crianças e adolescestes seja mais incisivo no município.

“Essa sincronia entre os órgãos facilitou o nosso trabalho, antes tínhamos dificuldades por era um verdadeiro jogo de empurra. Mas hoje com essa ação em conjunto, tudo se tornou mais fácil”, afirmou o Conselheiro Tutelar, Claudio Assunção.

As autoridades presentes comentaram os elogios feitos pelas pessoas atendidas pelos órgãos de segurança, entre eles a condução da Delegada de Polícia Judiciária Civil, Judá Maali Marcondes da Delegacia da Mulher e Ten. Cel. Waldez Moura Tapajós, Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cáceres, pela condução dos trabalhos frente as instituições.

Participaram do evento ainda o o Promotor de Justiça, Augusto Lopes Santos e a Psicóloga, Rayane Marciano.

 

Mais ações

 

Outra iniciativa do grupo de trabalho, foi o lançamento do Disk Denúncia do Projeto Luz, que pode ser feito as denúncias via aplicativo de WhatsApp pelo telefone (65) 9 9637-2812.

 

 

GALERIA DE FOTOS