PUBLICIDADE

X

CIDADE

Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022, 09h:03

Olho 928 acessos A | A

INVESTIMENTOS

Companhia Bombeiro Militar no município de Cáceres recebe novo caminhão auto tanque de combate a incêndio

Por: Redação

A 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (2ª CIBM), no município de Cáceres (225 km de Cuiabá) recebeu, nesta terça-feira 25.01, um caminhão modelo auto tanque de combate a incêndio. A entrega foi realizada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM. Alessandro Borges Ferreira.

“Estamos fortalecendo a nossa estrutura dos Comandos Regionais dos bombeiros no Estado para os trabalhos de combate aos incêndios florestais dentro do Pantanal, Cerrado e Amazônia. A chegada deste novo veículo é resultado do investimento do Governo do Estado para aparelhar as forças de segurança”.  

O veículo zero quilômetro, possui recurso tecnológico de combate aos incêndios; bomba que permite o rápido enchimento do tanque, com capacidade para armazenar e transportar 10 mil litros d’água, em apenas 30 minutos. Além disso, possui tração 4x4, que garante força para que o veículo tenha excelente desempenho em solo irregular, podendo chegar em locais de difícil acesso. Outro importante recurso é o canhão para o lançamento d´água diretamente nas chamas mais distantes.  

A Comandante Regional Bombeiro Militar - V, regional a qual a 2ª CIBM é subordinada, coronel BM Luciana Brandão, destacou que o caminhão será usado para combater os incêndios urbanos e rurais, pois o município de Cáceres, faz fronteira com a Bolívia e possui uma grande extensão, além de ser abrangida pelo bioma Pantanal.

20220125_102426.jpg

“Nossa regional tem atuação em 11 municípios da Região Oeste. A chegada deste veículo, com essa capacidade de transportar 10 mil litros d’água contribui na evolução da nossa logística das nossas operações, com certeza vai ser usada na temporada de enfrentamento aos incêndios florestais”, explicou.

Além do comandante-geral e demais bombeiros militares, estiveram presentes na solenidade de entrega, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, o deputado estadual, Dr. Gimenez e demais representantes civis.   

Agenda de entregas dos caminhões auto tanques
Entre os meses de janeiro e fevereiro, outras 11 unidades dos bombeiros serão contempladas com o recebimento de um caminhão auto tanque. Conforme agenda de entregas, no dia 31 de janeiro será a vez da 5ª CIBM em Nova Mutum e da 13ª CIBM em Lucas do Rio Verde.
01 de fevereiro: 10ª CIBM em Sorriso e 7ª CIBM em Alta Floresta
07 de fevereiro: 3º BBM em Rondonópolis
08 de fevereiro: 6ª CIBM em Primavera do Leste
09 de fevereiro: 3ª CIBM em Tangará da Serra e Núcleo Bombeiro Militar (NBM) em Campo Novo dos Parecis
16 de fevereiro: 1ª CIBM em Barra do Garças.
17 de fevereiro: 4º BBM em Sinop e NBM em Confresa

20220125_103444.jpg

Investimento de R$ 10 milhões
O Governo de Mato Grosso investiu R$10 milhões, recursos do Programa Mais MT, na compra de 12 caminhões auto tanque. A entrega oficial da frota zero quilômetro foi entregue no dia 02 de dezembro de 2021, durante solenidade militar de comemoração ao Dia do Patrono, regente do Brasil e criador da primeira instituição de combate a incêndios.

20220125_103319.jpg