PUBLICIDADE

X

CIDADE

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 00h:16

Olho 915 acessos A | A

Encontro Mulher Rural acontece neste sábado (14) em Cáceres

Programação é voltada à mais de 800 mulheres inscritas e deve contar com discussões, apresentações artísticas e confraternização. Evento é realizado na Sicmatur.

Por: Joner Campos I Cáceres Notícias

joner.campos@caceresnoticias.com.br

Reprodução

Clique para ampliar

O evento é voltado a mulheres do campo da região sudoeste do estado, que já se cadastraram para participar.

A 6ª edição do Encontro Mulher Rural de Cáceres acontece neste sábado (14), com a realização da prefeitura de Cáceres e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER). O evento é voltado a mulheres do campo da região sudoeste do estado, que já se cadastraram para participar.

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador da EMPAER em Cáceres, José Antônio Gonçales, o objetivo é proporcionar um momento de descontração e união entre as mulheres do campo. “É um dia de lazer para a mulher trabalhadora rural com uma programação extensa para proporcionar esse momento especial para elas. Nós trabalhamos atualmente com 49 comunidades rurais no município de Cáceres e devem participar neste dia cerca de 850 mulheres que já estão inscritas”, afirma Gonçales.

As mulheres chegarão nos ônibus oferecidos pela organização do evento e o credenciamento ocorre cedo, às 7h30, de acordo com a programação. O dia todo será de atividades e o auge acontece quando as mulheres trazem e dividem seus anseios com as demais, explica Elicineia Aparecida Fortes (Nega), extensionista social da EMPAER. “Essas mulheres vão trazer pra gente os anseios delas no campo, o que elas desejam de melhor para a vida no campo e pra sua comunidade. Nós vamos juntar esses desejos e produzir um documento e possivelmente um fórum de discussão. É claro que vamos também discutir o empoderamento da mulher rural enquanto dona de casa e enquanto empresária também, afinal elas produzem artesanato, doces e outros”, diz Nega.

O 6º Encontro da Mulher Rural de Cáceres é realizado neste sábado (14) na Secretaria de Indústria Comércio Meio Ambiente e Turismo de Cáceres (Sicmatur). A abertura oficial é às 8h30, contará com apresentações artísticas e folclóricas, show de prêmios entre outros. O evento é encerrado no fim da tarde com um lanche compartilhado, onde cada participante traz alimentos produzidos em suas propriedades. O patrocínio é da Água Lebrinha e do Grupo Cometa.

O secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Junior Trindade, explicou que será um dia especial para homenagear a mulher do Campo, que planta, colhe, cuida da natureza, da família, é responsável pela renda da família. “O evento é para valorizar essa lutadora que gera o desenvolvimento no agronegócio, fomentando a liderança e o empreendedorismo feminino rural”, finalizou Junior.

“O Brasil é um país do Agronegócio e temos o dever de reconhecer a força dá mulher rural e dar elas a oportunidade para que possam desenvolver o empreendedorismo”, afirmou o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, que no seu dia a dia como gestor admira o profissionalismo da mulher com suas habilidades para encontrar soluções de problemas transformando com um jeito especial em oportunidades.

Programação do Evento:

07H30 - CREDENCIAMENTO E CAFÉ DA MANHÃ

08H30 - ABERTURA DO EVENTO

09H30 - APRESENTAÇÃO ORQUESTRA UNIFICADA IFMT/UNEMAT

09H50 - GESTÃO DE RESÍDUOS DA ÁGUAS DO PANTANAL

10H15 - APRESENTAÇÃO ARTISTICA CULTURAL

10H40 - EMPODERAMENTO DA MULHER RURAL EMPAER MT

11H10 - APRESENTAÇÃO ARTÍSTICO CULTURAL

11H30 - SHOW MUSICAL

12H00 - ALMOÇO

14H00 - SHOW PRÊMIOS

15H00 - SHOW MUSICAL DANÇANTE

16H30 - LANCHE COMPARTILHADO

17H00 - ENCERRAMENTO