PUBLICIDADE

X

CIDADE

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019, 23h:58

Olho 2740 acessos A | A

DIA DO RIO PARAGUAI

Evento marca Dia do Rio Paraguai em Cáceres

Celebração que acontece nesta quinta-feira (14) conta com extensa programação, com procissão fluvial e audiência pública.

Por: Joner Campos I Cáceres Notícias

Ronivon Barros

Clique para ampliar

Em cada concentração devem estar presentes pessoas, organizações, escolas, assentados, pescadores e pescadoras. Toda a programação é aberta ao público.

Um dos mais importantes rios de Mato Grosso recebe nesta quinta-feira (14) a atenção de várias entidades e organizações. É celebrado nesta data o Dia do Rio Paraguai e Cáceres recebe uma extensa programação.

Desde as 13h30 o Comitê Popular do Rio Paraguai/Pantanal e a organização Fé e Vida promovem o Dia do Rio Paraguai - Pantanal Vivo e Sem Fronteiras, com uma celebração da mística pantaneira e terminando com uma audiência pública. "A intenção é alertar a população para com os cuidados ao Rio Paraguai. Este ano a novidade é a audiência pública com a presença da Assembleia legislativa. Estarão presente 11 Comitês populares de diversos municípios. Esses comitês populares tem como objetivo serem guardiões de seus rios", diz Vanda Aparecida dos Santos, membro do Comitê Popular do Rio Paraguai Pantanal.

A celebração da mística pantaneira começa com a concentração nas chácara Tuiuiú, depois segue por via fluvial para outros pontos , finalizando na Praia do Daveron. Às 17h começa a audiência pública com o tema "Rio Paraguai/Pantanal: Vocação e Ameaças", entre os assuntos abordados estão a Hidrovia Paraguai-Paraná, o uso de agrotóxicos na região e o projeto Cota Zero. "O dia do Rio Paraguai é um espaço onde todos podem se expressar e nós estamos querendo passar a mensagem de que o rio Paraguai e o Pantanal tem uma vocação que deve ser respeitada. Estamos denunciando também as ameaças sofridas pelo rio e pelo bioma", afirma Vanda Aparecida dos Santos

A audiência pública será realizada na Secretaria de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres (SICMATUR), com a presença do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). A procissão fluvial passa pela colônia Z2, pela Rampa da limpeza do Rio e no cais da praça Barão do Rio Branco. Em cada concentração devem estar presentes pessoas, organizações, escolas, assentados, pescadores e pescadoras. Toda a programação é aberta ao público.

e26e12d9-eb30-4107-9c1c-a47c26f3cd4e.jpg