PUBLICIDADE

X

CIDADE

Sexta-feira, 05 de Julho de 2019, 12h:55

Olho 1284 acessos A | A

SEM SORO

Menino de dez anos é picado por jararaca enquanto dormia

Por: Fernanda Escouto

Reprodução

Clique para ampliar

O menino foi encaminhado para hospital São Lucas e em seguida transferido para o hospital regional em Sorriso, pois não havia soro antiofídico no município.

Um menino de dez anos foi picado por uma cobra, da espécie jararaca, na madrugada desta sexta-feira (05), no município de Lucas de Rio Verde (332 km de Cuiabá). A situação ocorreu, enquanto a criança dormia em seu quarto.

Segundo um site de notícias local, o menino ao sentir a picada, chamou pelos pais, que ao acender a luz do quarto viram a cobra em cima da cama da criança.

O menino foi encaminhado para hospital São Lucas e em seguida transferido para o hospital regional em Sorriso, pois não havia soro antiofídico no município. O estado de saúde da criança é estável.

 

Tipos de soros

 

Em caso de picada do gênero jararaca, o soro antiveneno aplicado é o botrópico, indicado também em acidentes com serpentes urutu e jararacuçu.

Outros tipos de soros, que são distribuídos pelo Ministério de Saúde às secretarias estaduais de Saúde são o crotálico (cascavel(), laquésico (surucucu) e Elapídico (coral verdadeira).

Os soros antivenenos são fornecidos ao Ministério da Saúde pelos laboratórios produtores oficiais brasileiros, como o Instituto Butantan, Instituto Vital Brasil (IVB), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Centro de Produção e Pesquisa de Imonobiológicos (CPPI). 

 

Primeiros Socorros

Em caso de picada de cobra:

não perca tempo em procurar ajuda, pois o tratamento deve ser feito em até 30 minutos após a picada;
deitar e acalmar a vítima; o acidentado não deve locomover-se com os próprios meios;
lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
aplicar compressa de gelo no local;
transportar (em maca) a vítima ao Médico mais próximo, para tratamento (aplicação do soro); e
se possível, levar junto a cobra (viva ou morta) para identificação.