PUBLICIDADE

X

CIDADE

Sábado, 20 de Abril de 2019, 20h:48

Olho 646 acessos A | A

3ª SUBSEÇÃO

OAB de Cáceres constitui 26 Comissões que tratam de assuntos pertinentes e relevantes para a sociedade cacerense

Por: Assessoria

3º SUBSEÇÃO

Clique para ampliar

São mais de 60 advogados e advogadas se debruçando sobre os mais diversos temas que afetam não apenas a advocacia, mas toda a sociedade.

Com papel notadamente reconhecido de representante da sociedade civil, a Ordem dos Advogados da 3º Subseção de Cáceres – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) conta nesse triênio 2019/2021 com 26 comissões temáticas. São mais de 60 advogados e advogadas se debruçando sobre os mais diversos temas que afetam não apenas a advocacia, mas toda a sociedade.

Dentre os objetos dos ciclos de estudo e debates das Comissões instituídas da OAB-Cáceres estão assuntos diretamente ligados à advocacia, como Defesa das Prerrogativas, bem como ações exclusivamente voltadas para a sociedade cacerense, como as desenvolvidas pela Comissão de Direitos Humanos, Comissão de Direito do Trabalho, Comissão de Direito Previdenciário, Comissão de Direito Eleitoral e Comissão de Cultura e Responsabilidade Social.

Como exemplo, no útimo mês de março, que em homagem ao Dia Internacional da Mulher, e em observância à Programação instituída pelo Conselho Federal da OAB, a Diretoria da OAB Cáceres juntamente com a Presidente da Comissão da Mulher Advogada Dra Linnet Mendes Dantas, a Delegada da Caixa de Asssitência dos Advogados Dra Renata Faria e a Conselheira Estadual da OAB/MT Dra Cibeli Simões dos Santos, reuniram-se com os membros e demais comissões temáticas para tratar sobre a agenda de trabalho do Março Mulher, ocasião em que se definiram as diretrizes de atuação e locais para desenvolvimento dos trabalhos.

A programação com o calendário de atividades desenvolvidas foi extensa, iniciando-se no dia 08 de março com entrevista na rádio difusora de Cáceres, no programa Espaço Livre, e se estendeu com palestras realizadas no período vespertino para as servidoras das Instituições de Ensino Superior: Unemat e Fapan. O dia foi encerrado com o lançamento da página oficial no Instagram da Comissão da Mulher Advogada da 3ª Subseção de Cáceres (comissão.mulheradvcac).

A programação continuou com palestras na Fapan para os acadêmicos do curso de Direito, que proporcionou aos alunos um diálogo sobre as inovações do direito da mulher no Brasil, violência on-line e importunação sexual. Palestras realizadas também nas cadeias feminina e masculina com temáticas informativas e motivacionais mantendo o tema violência doméstica, mas numa abordagem comportamental.

A Presidente da Comissão da Mulher Advogada destaca que “é importante a OAB estar presente na cidade quanto ao fortalecimento dos direitos humanos da mulher. Foi muito gratificante levar conhecimento à sociedade cacerense e aí eu incluo as mulheres e homens encarcerados (alguns, inclusive, agressores), numa abordagem informativa e reflexiva. Contamos com uma equipe de mulheres advogadas com capacidade e qualificação para abordar temas jurídicos e comportamentais com maestria, o que resultou no sucesso que foi o mês março sempre mulher. Vale destacar que a Comissão da Mulher Advogada vem desempenhando um bom trabalho nas gestões passadas e nosso compromisso é dar continuidade”.

A 1ª Corrida “Março Sempre Mulher” contou com uma grande participação das mulheres de Cáceres e foi avaliada de forma bastante positiva pela 3ª Subseção da OAB Cáceres, vale lembrar que o evento faz parte do calendário permanente do projeto “Março Sempre Mulher”. Mulheres, preparem-se para a 2ª Corrida Março Sempre Mulher 2020!!!

O fechamento da programação se deu com a realização do 4º Happy Hour Jurídico que foi realizado no Containner Beer Bar e contou com a participação de advogados e advogadas de Cáceres, num clima descontraído, de confraternização e agradecimentos a todos os envolvidos nessas atividades. A Dra. Linnet afirma que as atividades não se restringem apenas ao mês de março, pois as mulheres advogadas e as mulheres na sociedade vão poder contar com a Comissão da Mulher Advogada na promoção de diálogo com as instituições para as questões afetas às mulheres.

Além do “Março Sempre Mulher”, há também ações que se tornaram parte do calendário de eventos como o Maio Trabalho, OAB vai à Escola, desenvolvimento de trabalhos no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros.

A conselheira estadual da OABMT, Cibeli Simões dos Santos, afirma que “as comissões da OAB devem vir ao encontro dos anseios da sociedade de forma que ao desempenharem um papel de relevância, as pessoas passem a compreender e sentir a importância da instituição enquanto parceira e representante da sociedade civil organizada”.

Fábio de Sá, presidente da Terceira Subseção de Cáceres, também se posiciona no mesmo sentido ao dizer que “as comissões da OAB são o pulmão e as pernas de uma diretoria, devendo se fazer presente junto à sociedade na discussão de assuntos que possam contribuir com a própria formação do cidadão”.

Abaixo a relação das comissões instituídas pela diretoria da OAB em Cáceres, triênio, 2019/2021, formada pelo presidente Fábio de Sá Pereira, Vice presidente Demétrio Francisco da Silva, tesoureiro, Maikon Carlos de Oliveira, secretária-geral, Solange Helena Sversuth, secretária-geral adjunta, Ryvia Sodré e delegada da Caixa de Assistencia Renata Faria de Oliveira Vilela

Comissões:

COMISSÃO DAS PRERROGATIVAS

Presidente: Rubens Marc Soares da Silva

COMISSÃO DA JOVEM ADVOCACIA

Presidente: Gustavo Rafael da Rocha Silva

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

Presidente: Daniel Bretas Fernandes

COMISSÃO DO ESTAGIÁRIO

Presidente: Richard Rodrigues da Silva

COMISSÃO DE RESPOSNSABILIDADE SOCIAL E CULTURA

Presidente: Eraldo Vieira de Azevedo Junior

COMISSÃO DE ENSINO JURÍDICO

Presidente: Evely Bocardi de Miranda

COMISSÃO DE DIREITO DA SAÚDE

Presidente: Janaina Sampaio de Oliveira

COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

Presidente: Benedita Ivone Adorno

COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA

Presidente: Linnet Mendes Dantas

COMISSÃO DE DIREITO CARCERÁRIO

Presidente: Kleber de Souza Silva

COMISSÃO DE ESPORTES

Presidente: Paulo Henrique Procópio Moreira

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE

Presidente: Helizângela Pouso Gomes

COMISSÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

Presidente: Kattleen Káritas Barbosa Oliveira

COMISSÃO DE DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL

Presidente: Camila Gonzaga Vanini

COMISSÃO DE DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL

Presidente: Felipe Teles Touronouglou

SUBCOMISSÃO DE DIREITO MILITAR

Presidente: Ryvia Rychelle Sodré de Souza

COMISSÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

Presidente: Hamilton Lobo Mendes Filho

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Presidente: Mauricio de Carvalho

COMISSÃO DE DIREITO ELEITORAL

Presidente: Érika Pinto de Arruda

COMISSÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS

Presidente: Bruno Luiz de Arruda Lindote

COMISSÃO DE DIREITO DO CONSUMIDOR

Presidente: Nuane Caroline Rodrigues

COMISSÃO DE DIREITO DO TRABALHO

Presidente: Adriane Ap. Barbosa do Nascimento

COMISSÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Presidente: Bruna Rafaela de Almeida Voltolini

COMISSÃO DE POLITICA SOBRE DROGAS

Presidente: Mirtes Gisela Biacchi Belle Turdera

COMISSÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Presidente: Jordane Gabriela Silva de Lima Moreira

COMISSÃO DE EVENTOS

Presidente: Mauro Lemes Silva Junior

COMISSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL

Presidente: Fernanda Lima Pereira

COMISSÃO DO ADVOGADO PÚBLICO

Presidente: Bruno Córdova França

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO DE GASTOS PÚBLICOS

Presidente: Lindomar da Silva Rezende