PUBLICIDADE

X

CN social

Os melhores eventos de Cáceres e Região

Quarta-feira, 25 de Julho de 2018, 22h:24 Olho 1098 acessos A | A

LUCRATIVIDADE CERTA

Leilão Marca LC. Lucratividade certa

Por: Redação

É na Fazenda São Luiz, em Cáceres, que o Nelore LC completa 15 anos de seleção e melhoramento genético da raça nelore. Um exemplo do excelente trabalho da Marca LC é touro de central Ariel Dadica, de 05 anos, com mais de 15 mil doses de sêmen comercializadas e filhos que apresentam grande capacidade de ganho peso diário. O reprodutor Ariel Dadica é Bitelo DS em vaca Iguaçu.

O programa de seleção do nelore LC reúne Doadoras e Reprodutores com alto potencial genético que geram bezerros de qualidade, precoces e com maior ganho de peso na fase de desmama.

O projeto tem o acompanhamento de técnicos da ABCZ que avaliam dados e fazem o registro dos bezerros, fatores determinantes para descarte ou formação futuros reprodutores.

Dia 22 de julho, a Estância Bahia realizou o Leilão Marca LC com 250 touros, entre 24 e 34 meses, média de 700kg e avaliados no programa Geneplus/Embrapa.

O Programa Geneplus é um serviço especializado de melhoramento genético animal colocado à disposição do criador, pela Embrapa Gado de Corte.

Desde a fundação da Embrapa Gado de Corte em julho de 1977, os pesquisadores da área de melhoramento animal tinham a convicção de que para se realizar, de fato, o melhoramento genético, é preciso uma atuação direta nos rebanhos de seleção.

 A partir da difusão desta nova tecnologia os criadores, aos poucos, passaram a demandar por informações mais detalhadas sobre os seus próprios rebanhos. Desta forma, calçada na experiência adquirida ao longo de quase vinte anos de trabalhos, a Embrapa Gado de Corte, em parceria com a Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda., desenvolveu e colocou à disposição da cadeia produtiva, em 1996, o Programa Geneplus-Embrapa.

O Leilão da Marca LC foi realizado no Parque de Exposições de Cáceres, e foi transmitido pelo Canal Terra Viva.