PUBLICIDADE

X

EDUCAÇÃO

Sábado, 21 de Maio de 2022, 23h:32

Olho 724 acessos A | A

ELEIÇÕES UNEMAT

Chapas são mais incisivas e comunidade acadêmica expõe pautas em segundo debate à reitoria

Debate aconteceu na noite de sexta-feira (20), em Tangará da Serra e reuniu os três segmentos da Comunidade Acadêmica durante sabatina de três horas

Por: Assessoria

Taian Franco Bolzan

Clique para ampliar

A agenda de debates é organizada pela Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat) e Diretório Central dos Estudantes (DCE`s).

As três chapas que concorrem à reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) para a gestão 2023/2026 se encontraram pela segunda vez na noite desta sexta-feira (20), em Tangará da Serra. O debate reuniu professores, estudantes e técnicos da Universidade, em uma sabatina aos candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor durante três horas.

Entre os assuntos discutidos durante cinco blocos, concurso público, representatividade e soluções para problemas atuais da Unemat chamaram atenção. A evasão dos cursos de graduação foi tema de umas das perguntas feita pela plateia. Ambas as chapas manifestaram conhecimento do tema e algumas foram categóricas sobre a necessidade de resolução do problema enfrentado pela instituição.

O tema concurso público para docentes e técnicos da Unemat rendeu perguntas e reivindicações durante toda a noite. Na abertura, o presidente da Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), Domingos Sávio da Cunha Garcia, enfatizou a necessidade do concurso. Segundo ele, esta será a principal pauta de reivindicação dos docentes nos próximos anos. O assunto também foi colocado em discussão após pergunta de um dos professores da plateia. Todas as chapas se manifestaram sobre o tema.

As preocupações, reivindicações e anseios dos estudantes e técnicos para a próxima gestão também marcaram a noite. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (SINTESMAT), Carlos Junior, nos últimos anos o Sindicato recebeu muitos relatos de assédio, e cobrou das chapas atenção para com os servidores. Em sua fala, o representante dos discentes no Campus de Tangará da Serra, Aluiziam Fernandes, relembrou o fim da desvinculação orçamentária da Unemat à receita corrente líquida e cobrou da nova gestão, assim que eleita, a defesa da Universidade.

photo1653190762 (1).jpeg

A votação será no dia 1 de junho e, antes disso, professores, técnicos e alunos poderão comparar as propostas dos candidatos e candidatas em mais um debate no dia 30 de maio, em Cáceres. Três chapas pleiteiam o cargo de reitor e vice-reitor da Unemat. Chapa 1: Mais coragem, mais Unemat composta pelos professores Roberto Alves de Arruda e Rinalda Bezerra Carlos; Chapa 2: Unemat viva: Sociedade, educação com ciência composta pelos professores Vera Lúcia da Rocha Maquêa Alexandre Gonçalves Porto; e Chapa 3: Unemat transparente, autônoma e inclusiva composta pelos professores Celso Fanaia Teixeira Nivaldo Teodoro de Mello.

A agenda de debates é organizada pela Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat) e Diretório Central dos Estudantes (DCE`s).