PUBLICIDADE

X

EDUCAÇÃO

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019, 07h:11

Olho 1306 acessos A | A

MERENDA ESCOLAR

Educação Municipal utiliza produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Por: Esdras Crepaldi I SME

redacao@caceresnoticias.com.br

Reprodução

Clique para ampliar

O cardápio rico em nutrientes na alimentação de crianças e jovens da rede pública municipal de ensino, a iniciativa garante o sustento e a renda das famílias que sobrevivem desta modalidade.

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação, inclui na lista da Merenda Escolar de seus alunos, produtos adquiridos da Agricultura Familiar.

Além de garantir um cardápio rico em nutrientes na alimentação de crianças e jovens da rede pública municipal de ensino, a iniciativa garante o sustento e a renda das famílias que sobrevivem desta modalidade.

Esta semana acontece em Cáceres um evento que discute o tema.

A Secretária Municipal de Educação Eliene Liberato, destaca que o Programa Nacional de Alimentação Escolar determina que uma porcentagem dos recursos, 30%, sejam utilizados na compra de gêneros cultivados por produtores da agricultura familiar.

“Estamos cumprindo a lei, fazendo nossa parte, isto é muito bom, porque adquirimos produtos de agricultores do nosso município. Os produtos da agricultura familiar são livres de agrotóxicos, o que torna a merenda escolar mais saudável e saborosa, além do estímulo que damos ao crescimento desse setor produtivo em Cáceres”, reforçou Eliene.

Eliene destaca ainda o empenho da equipe de alimentação escolar, que busca promover a educação nutricional e alimentar, além de discutir a manipulação dos alimentos, desde sua chegada na escola até o momento de servir aos alunos, observando o que rege os princípios, diretrizes e legislação pertinentes à alimentação escolar. “Nossas nutricionistas estão empenhadas nesta causa”.

Outro investimento na alimentação escolar citado pela gestora, é a constante capacitação que passam as manipuladoras de alimentos, inclusive, as incentivando a criar receitas e pratos com produtos locais. “Nós temos ido até o Campo para conhecer a produção. Temos feito um trabalho motivacional com agricultores e com cooperativas de mulheres que produzem biscoitos e pães com produtos agroecológicos da região, como babaçu, cumbaru, pequi e tantos outros, com isso incentivamos também nossas servidoras a seguirem o exemplo”, citou a secretária.

Para o Prefeito Francis Maris, investindo e incentivando a agricultura familiar, o município contribui com a melhor qualidade de vida do homem do campo, gerando emprego e fazendo com que o dinheiro circule aqui mesmo, em Cáceres.

“A agricultura familiar movimenta uma ampla cadeia produtiva tendo um impacto social positivo. Há um ganho coletivo na qualidade da alimentação produzida e consumida, e nos recursos que circulam no próprio município”, finalizou Francis.


Leia mais sobre este assunto