A Prefeita Eliene Liberato Dias, comemorou o sucesso do 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres - FIPE.
Segundo ela, a coordenação geral ainda não fechou os números desta edição, encerrada no último domingo, 17, mas o que se sabe, é que o FIPE, com seu novo formato e diversidade de atrações foi um sucesso.
Para a prefeita Eliene, o FIPE se consolidou mais uma vez como o maior evento do Turismo de Mato Grosso, e único focado na divulgação da pesca esportiva no Pantanal.
Liberato afirmou que o resultado positivo está associado ao trabalho sério de uma equipe eficiente de colaboradores da prefeitura, parceiros, patrocinadores e principalmente do povo de Cáceres, que mais uma vez, foi o grande protagonista. “ O cacerense é acolhedor, recebe bem os turistas, tem orgulho do FIPE, um dos seus grandes patrimônios. Também quero destacar o empenho do Secretário Cláudio Henrique Donatoni e da Coordenadora Alessandra Castilho, a quem felicito em nome de todos servidores da prefeitura pela dedicação ao evento”, reconheceu a prefeita Eliene.
Ela mensurou que os dois principais objetivos do evento foram cumpridos. O primeiro, promover a pesca esportiva e despertar a consciência da preservação ambiental, através do pesque e solte. O segundo, proporcionar um incremento na economia do município, movimentando e fazendo circular dinheiro de forma significativa durante o festival.
Eliene informou que o FIPE atingiu a meta de gerar empregos diretos e indiretos na cidade e injetou mais de cinco milhões na economia da cidade, valores muito superiores ao investido no evento. “Foi nítido e notório o movimento em diversos setores da cidade, principalmente em hotéis, bares, restaurantes e atividades ligadas a pesca nos dias do festival. “É a consolidação do turismo de eventos, hoje o FIPE oportuniza negócios e traz divisas ao município, investimos para trazer retorno ao município”, comemorou a prefeita de Cáceres.
Para ela a premiação foi atrativa em todas as modalidades de pesca, infanto-juvenil, canoa e motorizada, que juntas receberam aproximadamente R$ 450 mil de em prêmios.
Outra novidade foi o sorteio de duas motos Bis 110 Cc para todos inscritos nas provas embarcadas. “Uma foi sorteada para os inscritos da pesca de canoa e a outra para os participante da motorizada”, divulgou Liberato Dias.
A Equipe Alambrado , foi a grande felizarda dos inscritos na prova de pesca de canoa a remo e a equipe Família Telles levou a moto da categoria embarcada motorizada.
Eliene também celebrou o sucesso dos jogos de praia que deram um colorido especial nas areias do Daveron, atraindo atletas de outros estados e municípios. “Os jogos de praia foram um sucesso a parte, tivemos equipes de Rondônia e de Cuiabá presentes na competição. As modalidades de praia continuam sendo um dos pontos fortes do FIPE, por isso também premiamos os campeões e vices com troféus, medalhas e dinheiro”, anunciou a prefeita.
Sobre a grade de shows, a administradora avaliou que foi muito positiva, onde todos os espetáculos levaram milhares de pessoas à Arena FIPE. “Luan Santana, Anderson Freire, Padre Alessandro, Breno Reis e Marco Viola, Zé Felipe e Titãs movimentaram o público que lotou as noites da boa música”, avaliou Eliene Liberato.
Concluindo a prefeita apresentou a marca do 40º FIPE, que será realizado no mês de maio de 2023, resgatando a história e a memória destas quatro décadas de grandes realizações. “A 40ª Edição precisa ser celebrada, desde os fundadores Aderbal Michelis, Adelino Pirangueiro e Faquine, o prefeito do primeiro torneio Ivo Scaff e pessoas que contribuíram para o crescimento do festival de pesca e tantas memórias e histórias construídas em quatro décadas de FIPE, aguardem” finalizou Eliene
O FIPE em números nas provas de pesca
- 2000 Crianças na prova infanto-juvenil (06 a 12 anos)
- 67 Caiaques competiram nesta modalidade
- 106 Equipes participantes na Prova de Canoa
- 242 Equipes inscritas na Prova Motorizada
Jogos de Praia
- Beach Tennis (55 duplas)
- Hand Beach (10 equipes)
- Futevôlei (32 equipes)
- Futebol de Areia (27 equipes)
- Vôlei de Praia (20 equipes)