PUBLICIDADE

X

FIPe 2018

Terça-feira, 05 de Junho de 2018, 20h:12

Olho 938 acessos A | A

FIPE 2018

Contagem regressiva, falta um dia para a abertura do FIPe

Por: Esdras Crepaldi/FIPe

Ronivon Barros

Clique para ampliar

Falta apenas um dia para a grande festa, para o matrimônio do festejo da piscosidade do rio, e na véspera, a ansiedade dorme junto com os amantes da pesca esportiva.

O coração do cacerense já pulsa no ritmo das remadas, das lançadas, das fisgadas e solturas dos peixes que voltam para o Rio. Do exército de varas e molinetes, linhadas e anzóis sem farpas, nada de agressões.  

As mãos do povo de Cáceres, acolhedoras e solidárias, já se preparam para abraçar as emoções do maior evento turístico de Mato Grosso, o Festival Internacional de Pesca de Esportiva de Cáceres, o FIPe, e aplaudir a celebração da natureza. Esta é sua trigésima sétima edição. Shows nacionais e regionais, grupos folclóricos, gastronomia de sabor incomparável, tempero exótico que prende o paladar, rico artesanato, negócios, lazer, entretenimento. Jogos de praia e pesca, muita pescaria.  

Crianças que aprendem desde cedo a emoção de fisgar um peixe e a alegria de devolvê-lo com vida em seu habitat.  

Pescadores ribeirinhos, pantaneiros, homens conhecedores dos mistérios do Rio Paraguai, remam ao encontro da sua identidade artesanal, lançam linhas, com a facilidade com que dominam suas canoas. E lá vem os barcos motorizados, sons de diferentes potências que se misturam nas marolas desenhadas na superfície, um balé mágico, fazem coreografias lancinantes, arrebatam os olhos e cativam a alma.  

Falta apenas um dia para a grande festa, para o matrimônio do festejo da piscosidade do rio, e na véspera, a ansiedade dorme junto com os amantes da pesca esportiva.  

Quanto esmero, quanto capricho, quanta poesia escrita nos murais da grande arena. Observando, as areias brancas da praia do Dáveron, já esparramam seus grãos e espalham o brilho nas gotículas que se evaporam. Quanta doação de anônimos, que como formigas operárias se entregaram na epopeia de mais um FIPe. Falta um dia, apenas um dia, vai ser dada a largada. Venha Pescar no Coração do Pantanal. Cáceres te espera na juventude dos quase 240 anos.  

O Prefeito Francis Maris, após ter feito o convite, espera ansioso cada cacerense, cada turista, para participar desta grande festa e celebrar a piscosidade do Rio Paraguai, nesta declaração de amor à natureza.  

O Secretário de Turismo Júnior Trindade e cada servidor, colaborador ou voluntário, empenhados no sucesso de mais um FIPe, ajustam os ponteiros do relógio ao tic tac do coração e se abrem ao slogan do evento:  

Venha para a direção certa da emoção!