PUBLICIDADE

X

MATO GROSSO

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 13h:04

Olho 568 acessos A | A

PRESERVAÇÃO

Bichos do Pantanal leva atividades sobre preservação e conservação do Pantanal ao 6º Fest Porto Estrela

Por: Assessoria

Assessoria

Clique para ampliar

As atividades, que têm como foco estimular o conhecimento sobre a fauna local, serão realizadas sob orientação de especialistas do Projeto Bichos do Pantanal, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Você saberia identificar as aves do Pantanal? Uma habilidade que exige anos de estudo e vivência científica agora poderá ser compartilhada com crianças e adultos entre os dias 16 e 18 de agosto, durante o 6º Festival de Porto Estrela (MT). As atividades, que têm como foco estimular o conhecimento sobre a fauna local, serão realizadas sob orientação de especialistas do Projeto Bichos do Pantanal, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

De acordo Mahal Massavi, um dos coordenadores do projeto, crianças de todas as idades poderão participar. “Enquanto os mais velhos acompanham trilhas e observam aves às margens do Rio Paraguai, crianças da educação infantojuvenil irão participar de atividades lúdicas, como teatro e pintura, voltada à informações introdutórias sobre a importância da preservação e conservação do Pantanal”, explicou Massavi.

Para os adultos, a oportunidade é de entrar em contato com espécimes de animais do Pantanal e do Cerrado por meio da mostra científica da coleção zoológica da Unemat, parceira do projeto, presente durante todo o evento no estande Bichos do Pantanal.

 

6º Festival de Pesca Esportiva de Porto Estrela

 

Com o objetivo de fomentar o turismo local e estimular o conhecimento sobre a preservação da fauna e flora pantaneira, a prefeitura de Porto Estrela (MT) realizará seu 6º Festival de Pesca Esportiva.

O evento, que contará com apresentações de música ao vivo, começa no dia 15 de agosto, às 19h, com um grupo gospel e terminará no dia 18 de agosto, com o Festival de Pesca Esportiva de Porto Estrela, no Rio Paraguai. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

Confira a programação de atividades do projeto abaixo:

 

Dia 16 | 7h30 às 17h - Atividades de Educação Ambiental nas margens do rio Paraguai com alunos das escolas do município. Observação de aves e oficinas de desenhos e pinturas com o tema Fauna e Flora Pantaneira.

Dia 16 | 19h às 22h - Mostra Itinerante Biodiversidade Pantaneira com elementos faunísticos da coleção zoologica da Unemat e divulgação das ações do Projeto Bichos do Pantanal. Aberta ao público visitante do Festival.

Dia 17 | 08h às 11h - Observação de aves nas margens do rio Paraguai. Aberta ao público visitante do Festival.

Dia 17 | 16h às 22h - Mostra de elementos faunísticos da coleção zoologica da Unemat e divulgação das ações do Projeto Bichos do Pantanal. Aberta ao público visitante do Festival.

Dia 18 | 6h às 11h30 - Fiscalização das embarcações do torneio de pesca e divulgação das ações do projeto para os visitantes do estande.

 

Sobre o Projeto Bichos do Pantanal:

O Projeto Bichos do Pantanal está em sua segunda edição e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Gerido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, o projeto conquistou um prêmio e diversos resultados positivos entre 2013 e 2015, especialmente com as ações de educação ambiental, que envolveram 44 mil crianças e jovens do Pantanal. Ao todo, 350 mil pessoas foram mobilizadas com as atividades.

A área de atuação do Bichos do Pantanal abrange o município de Cáceres, o rio Paraguai, a Estação Ecológica Taiamã até Pacu Gordo, e também o município de Porto Estrela, região do entorno da Estação Ecológica da Serra das Araras. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org