PUBLICIDADE

X

MATO GROSSO

Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022, 14h:30

Olho 871 acessos A | A

IMUNIZAÇÃO INFANTIL

Indígena mato-grossense de 8 anos é primeiro a vacinar contra covid no Brasil

O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos foi imunizado nesta sexta-feira (14/1).

Por: Uol

Nelson Almeida/AFP

Clique para ampliar

O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos foi imunizado nesta sexta-feira (14/1).

A primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil é um menino indígena de 8 anos, Davi Seremramiwe Xavante. Nascido em uma tribo xavante de Mato Grosso, Davi mora no estado de São Paulo, onde faz tratamento para uma doença genética. Ele foi imunizado nesta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas.

Davi saiu de Mato Grosso e se mudou para Piracicaba (SP) há um ano para se tratar no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Por causa do problema, ele tem dificuldades para andar e hoje usa uma órtese.

O ato da vacinação, acompanhado pelo governador João Doria (PSDB-SP), marca o início da imunização infantil para crianças de 5 a 11 anos, após semanas de resistência do governo Jair Bolsonaro (PL), que se contrapôs à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na questão.

Nesta primeira etapa da campanha, a recomendação do Plano Estadual de Imunização de São Paulo é que os municípios priorizem as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. Daí a escolha de Davi para ser o primeiro a receber a vacina. (Leia a reportagem no UOL)