PUBLICIDADE

X

POLITICA

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019, 16h:54

Olho 2081 acessos A | A

SESSÃO SOLENE

Autoridades de Cáceres e San Matías se reúnem em sessão solene sobre “Cidades Gêmeas”

Encontro foi realizado nesta sexta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Cáceres. Prefeito de San Matías e vice-prefeita de Cáceres estiveram presentes.

Por: Joner Campos I Cáceres Notícias

joner.campos@caceresnoticias.com.br

Joner Campos

Clique para ampliar

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, Rubens Macedo, a sessão desta sexta é o primeiro passo para que os outros poderes possam dar continuidade.

Representantes de Cáceres e San Matías se reuniram na manhã desta sexta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Cáceres para uma sessão solene em homenagem à cidade-gêmea de San Matías. Os dois municípios figuram desde abril deste ano na lista de “cidade gêmea” adotada pelo governo brasileiro.

Cidades Gêmeas são aquelas caracterizadas pela integração urbana com países vizinhos, sob esta condição os municípios podem comercializar produtos importados com isenção de impostos, nos chamados Free Shops. Ainda que esteja na lista, é preciso que o estado regulamente quais tipos de isenção estes comércios podem ter. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, Rubens Macedo, a sessão desta sexta é o primeiro passo para que os outros poderes possam dar continuidade.

“Nós tomamos a inciativa de fazer este primeiro encontro para dar o ‘ponta-pé’ na discussão sobre a oportunidade especial que Cáceres tem de se desenvolver como cidade gêmea de San Matías. Esperamos que o estado e a união façam as suas partes para possibilitar esse desenvolvimento. Os Free Shops contarão com isenção de impostos e com isso deve estimular o comércio e a economia da cidade”, diz Rubens.

O prefeito da cidade boliviana de San Matías, Fabio López, esteve presente na sessão e parabenizou a iniciativa. “Esse reconhecimento de San Matías e Cáceres serem consideras cidades gêmeas também é muito importante para nós bolivianos porque nos aproxima. É fruto do trabalho de nossos antecessores e que agora se concretiza fomentando o turismo, comércio, agricultura e pecuária dos nossos municípios”, afirmou o prefeito.

A casa de leis deliberou pela formação de uma câmara técnica que deve se aprofundar nos detalhes para a efetivação das propostas comerciais. Para a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, a relação entre os dois municípios deve ser de troca. “Esse é o começo das tratativas para que juntos possamos nos empenhar na construção solida de uma relação comercial e cultural, para consolidarmos o desenvolvimento entre os dois países. O Brasil pode ajudar a Bolívia e seguramente a Bolívia também pode ajudar nosso país”, completou Eliene. 

Além das demais homenageados, foram agraciados com a Moção de Aplauso, o Coordenador do Grupamento do Especial de Fronteira (GEFRON), o Tenente Coronel, José Nildo Silva de Oliveira, assim como o Comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar de Cáceres, Tenente Coronel, Antônio Nivaldo de Lara Filho.


Leia mais sobre este assunto