PUBLICIDADE

X

POLITICA

Quinta-feira, 05 de Abril de 2018, 15h:34

Olho 168 acessos A | A

TRIBUNAL DE CONTAS

Gestão Eficaz chega a Cáceres e região na próxima semana

Por: ANTONIO PERES PACHECO

Reprodução

Clique para ampliar

Público Alvo são Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Gestores, Controladores Internos, Contadores, Assessores Jurídicos, Pregoeiros, Membros de Comissões de Licitação, Fiscais de Contratos, Responsáveis pelo patrimônio e outros líderes.

O polo regional de Cáceres (240 km de Cuiabá) será o segundo este ano a receber o Programa Gestão Eficaz, do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O ciclo de capacitação voltado para gestores e servidores públicos municipais acontecerá nos dias 12 e 13 de abril, no auditório do Hotel La Barca, a partir das 8 horas.

Durante os dois dias do evento, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, controladores internos, contadores, assessores jurídicos, pregoeiros, membros de comissões de licitação, fiscais de contratos e responsáveis pelo patrimônio de Cáceres e outros 19 municípios da região sudoeste receberão informações sobre temas inovadores e de grande repercussão na administração pública. Entre eles as Parcerias Público Privadas – PPPs; as relações do poder público com as organizações do terceiro setor (ONGs, OS, OSS); aposentadorias e pensões e as perspectivas da Reforma da Previdência; a gestão financeira e orçamentária municipal; e dispensa e inexigibilidade de licitação.

download (1).png

Segundo o secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Gabriel Liberato Lopes, a programação do Gestão Eficaz foi totalmente reformulada para abordar questões que são novas para os gestores e que despertam ainda muitas dúvidas, principalmente para os prefeitos, vereadores e servidores que vieram da iniciativa privada após as eleições de 2016.

Desde a sua criação, em 2010, o Gestão Eficaz já promoveu a capacitação de mais de 20 mil gestores e servidores públicos em Mato Grosso. A iniciativa atende ao Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas, que após a sua modernização estrutural e as mudanças adotadas em seu modelo de atuação, além da missão constitucional de órgão de controle e fiscalização externa, passou a investir com mais abrangência na capacitação continuada dos gestores como uma das estratégias para aprimorar a qualidade das políticas e da administração pública.

"A função orientadora é também preventiva, à medida em que você orienta e capacita os gestores e servidores públicos, você reduz as possibilidades de falhas e desvios na gestão de recursos e aplicação das políticas públicas. Isso gera qualidade e eficiência e reflete diretamente em ganhos para a sociedade como um todo", explica Gabriel Liberato.

O auditor público externo do TCE-MT, Guilherme de Almeida, um dos palestrantes que estarão no evento em Cáceres, lembra que os temas a serem abordados foram definidos a partir das demandas mais frequentes dos próprios gestores, que chegam à Consultoria Técnica do Tribunal, e da observação das irregularidades mais frequentes verificadas nos balanços e contas de governo julgadas pelo Pleno da Corte de Contas.

"Com o Gestão Eficaz, os gestores e demais técnicos da administração pública têm acesso facilitado às informações que são fundamentais para a tomada correta de decisões e execução das políticas públicas dentro das boas práticas da administração governamental", explicou Guilherme.

Além de Cáceres, serão capacitados gestores e servidores dos municípios de Araputanga, Comodoro, Conquista D'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale do São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.