PUBLICIDADE

X

POLITICA

Quinta-feira, 11 de Outubro de 2018, 08h:45

Olho 489 acessos A | A

AEROPORTO

Mais um passo para a volta dos aviões comerciais

Por: Assessoria

Ronivon Barros

Clique para ampliar

O objetivo foi o de conhecer as necessidades locais para que seja apresentada uma proposta de elaboração do termo de referência para contratação dos projetos necessários para reforma e readequação do Aeródromo de Cáceres

À convite da Prefeitura, esteve em visita ao prefeito Francis Maris Cruz, nesta quarta-feira (10), uma comissão de técnicos da engenharia da Infraero, liderada pelo representante da Superintendência de Negócios em Serviços Aeroportuários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Luciano Sotero. O objetivo foi o de conhecer as necessidades locais para que seja apresentada uma proposta de elaboração do termo de referência para contratação dos projetos necessários para reforma e readequação do Aeródromo de Cáceres, em conformidade com o convênio firmado entre SINFRA e a Prefeitura de Cáceres, visando adequar o aeródromo para operação de aeronaves, executivas comerciais e turísticas na cidade.

Luciano explicou que, embora as condições atuais do Aeroporto sejam precárias, sua reativação é possível. “Todos os estudos preliminares foram realizados pela SAC, restando agora dar prosseguimento ao plano de desenvolvimento do aeroporto, destacou o técnico. SAC é a Secretaria de Aviação Civil, estrutura que controla a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), órgão que administra os principais aeroportos do país..

Sobre o andamento do processo, Luciano garante que, uma vez contratada, a Infraero não poupará esforços para atender o plano de trabalho desenvolvido pela SAC, o que será um grande passo para que o aeroporto receba a certificação operacional do órgão regulador. “Agora é uma questão de alinhamento processual e entendimentos entre Prefeitura e Estado. Tecnicamente, não identificamos nada que possa ir contra o desenvolvimento do aeródromo. Tudo o que há no Plano é possível de execução”, garante Luciano.

O aeroporto Nelson Martins Dantas foi incluído novamente, neste ano, no plano do Programa de Aviação Regional do Governo Federal e o que se projeta agora é uma total remodelação para operar com voos comerciais, de aviões de pequenos, médios e grandes portes. A SAC tem em projeto a liberação R$ 5 milhões, para reforma e ampliação do aeródromo. Nesta primeira etapa já estão disponíveis R$ 450 mil para a elaboração do projeto. O restante será liberado no momento de executar as obras.

A reforma contempla a revitalização da estrutura e adequação do terminal, ampliação e adequação do pátio de parada de aeronaves, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, revitalização da cerca operacional e sinalização noturna.

Atualmente, o aeroporto possui um terminal de passageiros, uma pista de pouso de 1.500 metros, um posto de combustível regularizado, um caminhão de bombeiros e um hangar privado.