PUBLICIDADE

X

POLITICA

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 18h:19

Olho 180 acessos A | A

PARCERIA

Programa de Regularização Fundiária de Cáceres é destaque na TV Assembleia

Por: Lygia Lima – Assessoria Convênio

Assessoria

Clique para ampliar

O professores doutores da Unemat, Weily Toro Machado e Robson Gomes de Melo que coordenam o programa no município de Cáceres estiveram na TV Assembleia explicando os benefícios que o mesmo traz para a comunidade como um todo.

O Programa de Regularização Fundiária Urbana de Cáceres (Reurb) que é desenvolvido pela Prefeitura de Cáceres por meio de um convênio com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e intermediado pela Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) foi o destaque da entrevista no Jornal da TV Assembleia nesta segunda-feira (8).

O modelo adotado pela Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal despertou a atenção da imprensa depois que o Programa foi apresentado em uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa no final do mês de junho a fim de discutir a questão da regularização fundiária urbana e rural.

Os professores doutores da Unemat, Weily Toro Machado e Robson Gomes de Melo que coordenam o programa no município de Cáceres estiveram na TV Assembleia explicando os benefícios que o mesmo traz para a comunidade como um todo. “Essa é uma forma de devolvermos para a sociedade o investimento que é feito na universidade pública, por meio de projetos de pesquisa e ações de extensão que aproximam a comunidade acadêmica e a sociedade gerando ganho social”, avalia Weily.

O Reurb começou a ser discutido pela Unemat e a Prefeitura de Cáceres depois que um outro programa - que construiu o Plano Diretor de Cáceres, também por meio de convênio, demonstrou a grave situação da regularização fundiária em Cáceres. “A partir dessa problemática, começamos a estudar soluções tecnológicas que pudessem integrar por meio de softwares e plataformas inteligentes e atendimento humano visando a otimização de recursos e tempo. Foram meses de planejamento junto a equipe da Prefeitura  que entendeu a necessidade de ações estratégicas para o setor,  até o lançamento e o atendimento ao público que começou a ser feito em maio desse ano. A Unemat é bastante grata ao prefeito Francis Maris, por acreditar e confiar no trabalho da instituição”, esclarece o professor Robson de Melo.

A Unemat construiu por meio de professores, servidores e acadêmicos bolsistas todo o banco de dados e as ferramentas para que as equipes de campo e administrativo pudessem realizar o trabalho otimizando recursos e agilizando os processos. Com isso, o valor desembolsado pelo município de Cáceres a fim de contemplar cerca de 5 mil imóveis é muito menor do que o praticado no mercado.

“Nosso objetivo com esse programa não é obter lucro, mas desenvolver ações que ajudem a melhorar a vida das pessoas, e colocar a serviço da comunidade o conhecimento acadêmico que é produzido dentro da universidade. Neste projeto trabalhamos de forma integrada e interdisciplinar, visando otimizar os processos e capacitar localmente as pessoas, a fim de que, ao término do convênio, o município tenha condições de continuar as ações sem a universidade. Acreditamos que essa parceria universidade, poder público e comunidade pode trazer benefícios e gerar mais conhecimento”, diz o professor Weily.