PUBLICIDADE

X

POLITICA

Quarta-feira, 02 de Junho de 2021, 15h:38

Olho 729 acessos A | A

IMPORTÂNCIA

Vereadores destacam importância da Região Oeste ter Dr. Leonardo como deputado federal

Por: Jardel P. Arruda I Assessoria de Imprensa

Reprodução

Clique para ampliar

A avaliação dos legisladores foi feita na manhã desta quarta-feira (02), durante audiência pública solicitada pelo vereador pastor Isaías (Cidadania), para debater formas de ampliar o valor da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

O presidente da Câmara dos Vereadores de Cáceres, professor Domingos (PSB) e os vereadores Manga Rosa (PSB), Valdeniria Dutra (PSC) e Rubens Macedo (PTB) de Cáceres possuir o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade) como representante em Brasília. A avaliação dos legisladores foi feita na manhã desta quarta-feira (02), durante audiência pública solicitada pelo vereador pastor Isaías (Cidadania), para debater formas de ampliar o valor da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

"Ouvindo a fala do nosso deputado, notamos o quanto é importante Cáceres ter um deputado federal. E vamos trabalhar para fazer um deputado estadual para ajudar nossa cidade. Precisamos unir nossas forças para manter o deputado federal", disse professor Domingos. "Nós já temos deputado federal e temos que manter Dr. Leonardo em Brasília", afirmou Manga Rosa.

Rubens Macedo relembrou que quando exerceu o cargo de prefeito na gestão passada, durante uma viagem do ex-prefeito, o deputado Dr. Leonardo encaminhou R$ 2 milhões para pavimentação de ruas de Cáceres. Já a vereadora Valdeniria Dutra ressaltou que muitas vezes as pessoas esquecem de todo o trabalhado já prestado pelo parlamentar, o qual conseguiu a pavimentação da Avenida Tancredo Neves, de várias ruas de bairros de Cáceres, a construção do Ganha Tempo, dois caminhões para o Corpo de Bombeiros em Cáceres, 24 resfriadores de leite, além de vários recursos para saúde. Somente durante a pandemia, o parlamentar federal fez gestão para liberação de 48 respiradores para tratamento de pacientes de covid-19, habilitação de leitos de UTI e recursos exclusivos para saúde.

Ainda durante o evento, os vereadores pastor Isaías e Marcos Ribeiro (PSDB) também agradeceram ao deputado federal Dr. Leonardo pelos serviços prestados a Cáceres.

Compromisso com o produtor rural - O deputado federal Dr. Leonardo firmou compromisso com as cooperativas de agricultores familiares de Cáceres e região para fazer um estudo técnico para encampar a luta pelo aumento do DAP., que é o instrumento utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas.

A DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Para acessar uma linha de crédito do Pronaf, por exemplo, é imprescindível a DAP, pois nela consta informações que darão segurança jurídica para as transações de financiamentos. Além dos agricultores familiares, são beneficiários da DAP pescadores artesanais, aquicultores, maricultores, silvicultores, extrativistas, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Aumentar o valor autorizado na DAP, portanto, implica diretamente em como os agricultores familiares podem tocar seus negócios. Nivaldo Policeno, presidente da Copifame (Cooperativa Agropecuária de Produtores Familiares) explicou que a DAP está defasada e isso tem empurrado os agricultores familiares para a pobreza, mesmo eles tendo capacidade de produzir mais. Ainda durante a reunião, o deputado Dr. Leonardo já solicitou o início do estudo para lutar pelo aumento da DAP.

"Já saio daqui com mais esse compromisso. O seo Nivaldo já me deu mais uma demanda e eu estou aqui para isso. Para trabalhar por vocês todos os dias. A partir de agora, essa luta de vocês é minha luta", afirmou Dr. Leonardo, que faz parte da diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

GALERIA DE FOTOS